O pequeno caroço não o desprezes, um dia tornar-se-á grande palmeira.
Provérbio angolano
Oi oi,
Chega mais que vou te contar um pouco da minha trajetória. Meu nome é Fernanda Vidigal e sou produtora criativa e executiva graduada em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA (2014) e especializada em Produção de Cinema na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em Cuba (2020).
Em 2015 estreei na direção com o curta documentário “Viva Nossa Senhora do Rosário! A festa da fé dos Homens Pretos de Minas Novas”, realizado com recursos do Canal Futura. Em 2018 dirigi o curta de ficção “El día en que el mar llegó hasta Bento”, que passou em diversos festivais na América Latina e Europa, ganhando o prêmio de melhor curta infanto-juvenil da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema (2019).
Em 2019 eu fui a única brasileira selecionada para o evento: Conecta, Laboratório de Distribución para América Latina y el Caribe, dentro do Bogotá Audiovisual Market (BAM) na Colômbia, recebendo apoio do Projeto Paradiso e assim integrando a rede de talentos deste programa. Em 2020 participei da Berlinale Talents Guadalajara (México) e em 2021 fiz parte da comitiva brasileira no Visitors Programme no EFM – Berlinale (Alemanha), além de ter sido convidada como player para o BAM.
Já fui Júri Oficial no 7º Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário (2020/Belo Horizonte), palestrante do Seminário Co-produção na América Latina, parte do Festival de Cinema Latino-Americano El Caracol (2020/Espírito Santo), palestrante da Masterclass “da ideia à distribuição” na Mostra [em] curtas (2021/Minas Gerais) e fui uma das idealizadoras e facilitadoras da Oficina Faz!Doc (2021/Piauí). Em 2021 integrei ao Comitê de Seleção de Projetos Estrangeiros do BrLab Feature – laboratório de desenvolvimento de projetos.
Em 2020 abri a minha própria produtora, Carapiá Filmes, onde desenvolvo como produtora diversos projetos.
Sou associada da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e da Associação de Trabalhadores do Cinema Independente de Minas Gerais (ATCIMG), onde faço parte do secretariado.
Algumas reportagens e páginas para você me conhecer ainda mais:
Projeto Paradiso apresenta produtores brasileiros no Berlinale Co-Production Market 2021
Projeto Paradiso
Berlinale Talents Guadalajara